ProSénior - Universidade Sénior de Paços de Ferreira

No ano 2005, a Profisousa inscreveu-se e foi aceite pela Rede de Universidades da Terceira Idade (RUTIS), no sentido de promover uma Universidade de Terceira Idade (UTI) em Paços de Ferreira.

Os objectivos que orientam a actividade da ProSénior são:

- Promover actividades culturais, educacionais e de convívio, para maiores de 50 anos, num contexto de formação ao longo da vida, em regime informal.

- Criar uma alternativa aos centros de convívio tradicionais e aos bancos de jardim, de modo a que, numa fase da vida em que as pessoas têm mais tempo disponível para si próprias, possam utilizar esse tempo para a descoberta de novos horizontes e saberes;

- Proporcionar uma panóplia de actividades, num espaço de convívio e ocupação, que permita ocupar o tempo disponível de forma aprazível, lúdica, educativa e saudável.

As disciplinadas leccionadas são: Literatura Portuguesa; Português; Inglês; Francês; Espanhol; Italiano; História de Portugal; Informática; Hidroginástica; Natação; Ioga; Aeróbica; Música; Arte Dramática e Poesia; Pintura; Artes Decorativas; Artes Florais; Psicologia da Saúde; Canto.

Este ano, pela primeira vez, haverá uma tarde destinada à partilha de experiências, vai ser na tarde da partilha que os seniores terão a oportunidade de realizar actividades como: Costura; Tai-Chi; Defesa Pessoal; Dança; Rendas e Bordados; etc.

No ano lectivo 2009/2010 estão inscritos 129 alunos na Universidade Sénior de Paços de Ferreira.