A.R.T. (Ancient Renovation Techniques)

  

 

No âmbito do Programa Sectorial Grundtvig, a Profisousa está a desenvolver uma parceria de aprendizagem, em conjunto com organizações provenientes de quatro países europeus (Itália, Grécia, Turquia e Reino Unido), com a duração de dois anos. Este projecto tem como título geral A.R.T. – Ancient Renovation Techniques, e compreende um estudo comparativo das principais artes e ofícios em extinção, a nível europeu, e, posteriormente, a transferência de competências entre artesãos seniores e as novas gerações, com uso adicional de técnicas inovadoras, através da realização de um curso de formação intensivo. Esta parceria com outros países europeus vai proporcionar a troca de experiências e a comparação entre diferenças históricas, etnográficas, económicas, sociais e culturais. A primeira reunião de trabalho entre representantes das cinco organizações teve lugar, nas instalações da Profisousa, nos dias 26, 27 e 28 de Novembro de 2010.

 

 

 

PRIMEIRA REUNIÃO EM PAÇOS DE FERREIRA, PORTUGAL


Entre Setembro e Novembro de 2010 as organizações parceiras mantiveram contacto por correio electrónico e a primeira reunião teve lugar em Portugal, em Paços de Ferreira, nas instalações da PROFISOUSA nos dias 26, 27 e 28 de Novembro de 2010.
Foi o primeiro contacto face a face entre as cinco organizações e cada uma apresentou a sua própria instituição e o seu âmbito de acção (cursos disponíveis, tipo de formandos, contexto sócio-económico das regiões, etc.). Além disso, também foi apresentado um estudo e análise de artes e ofícios em extinção, considerando as principais diferenças e semelhanças entre as artes e os cinco países.
Os Coordenadores do projecto (Itália) analisaram o programa de trabalho delineado na candidatura e as diferentes fases do projecto foram discutidas e reorganizadas, de acordo com as opiniões e sugestões de todos os parceiros. As próximas actividades do projecto forma imediatamente delineadas e também ficou definido o que cada parceiro teria de desenvolver até à segunda reunião de Junho de 2011:


- Distribuição de questionários para avaliar necessidades formativas e expectativas dos formandos;
- Avaliação dos resultados dos questionários (para apresentar na segunda reunião em Itália, em Junho de 2011);
- Criação do website para o projecto A.R.T. (responsabilidade da Itália);
- Criação do logótipo oficial para o projecto (responsabilidade de Portugal);
- Inclusão, no site oficial, do estudo e análise de artes e ofícios em extinção no país de cada parceiro. Tradução do mesmo para a língua oficial de cada país, a incluir no site, que terá informação em 5 línguas;
- Datas das próximas reuniões (Itália 16 a 19 de Junho 2011), Inglaterra – fim de Setembro 2011, Grécia – início de Março 2012, Turquia – fim de Junho 2012.

 

 Recepção das organizações em Portugal

 

 

 

A.R.T. – SEGUNDA REUNIÃO EM ITÁLIA


No âmbito da Parceria de Aprendizagem Europeia A.R.T. – Ancient Renovation Techniques, cujo principal objectivo é manter e recuperar tradições e ofícios antigos que estão a desaparecer na maioria dos países europeus, elementos da Profisousa deslocaram-se a Senigallia, Itália para a segunda reunião de trabalho. Na mesma foram apresentados e discutidos os resultados de questionários de levantamento de necessidades, relativamente a artes e ofícios em extinção na região do Vale do Sousa, tendo as profissões de restaurador de móveis e entalhador sido consideradas em risco de extinção. Posto isto, a Profisousa pretende implementar um curso de formação na área da talha/ embutido, dirigido a desempregados, com o intuito de transferir competências profissionais adequadas, através do uso adicional de técnicas inovadoras, encorajando, assim, o desenvolvimento de uma produção de nicho, dentro de sector do mobiliário.

 

 

 

TERCEIRA REUNIÃO EM LEEDS, INGLATERRA

 

Nos dias 20, 21 e 22 de Outubro de 2011 realizou-se, na cidade de Leeds, em Inglaterra, o terceiro momento de encontro dos países parceiros que constituem a Parceria de Aprendizagem Europeia A.R.T. – Ancient Renovation Techniques. Uma vez que a arte escolhida pelo Centro de Educação anfitrião é o vidro e os vitrais, as entidades parceiras tiveram oportunidade de visitar locais onde a presença dos mesmos era recorrente, observando técnicas antigas e modernas.
Durante esta reunião o País Coordenador, Itália, apresentou o website relativo ao Projecto: www.assotertulia.it. Assim, o site contém informação em Inglês (língua de trabalho do projecto) e na língua oficial de cada país (Português, Italiano, Grego e Turco). Além disso, cada organização fez uma apresentação onde especificou o curso de formação que pretende implementar, tendo em conta a selecção de formandos e formadores, e explicou de que forma os cursos irão servir o propósito final deste projecto europeu: recuperar artes e ofícios antigos através do uso adicional de técnicas inovadoras.
Foram, ainda definidas as datas para os próximos momentos de trabalho, bem como o manual final do projecto. Este consistirá na compilação de todo o trabalho desenvolvido durante a Parceria de Aprendizagem, com diferentes capítulos contextualizando as artes e ofícios de cada país, bem como uma breve avaliação dos cursos desenvolvidos e do projecto.

 

 

 

QUARTA REUNIÃO NA GRÉCIA 

 

A quarta reunião da Parceria de Aprendizagem Europeia A.R.T. – Ancient Renovation Techniques, da qual faz parte a Profisousa, teve lugar nos dias 30 e 31 de Março, na cidade de Salónica, na Grécia. As cinco instituições de educação de adultos discutiram as actividades constantes no programa do Projecto e cada parceiro descreveu o curso de formação que está a desenvolver no seu país, a fim de recuperar uma arte antiga. A Profisousa apresentou o Curso de Artes e Ofícios – Talha em madeira, que se desenrola no Museu do Móvel de Paços de Ferreira, até ao final do mês de Abril, bem como os Workshops de suporte ao curso. Foi, também, dado a conhecer o feedback extremamente positivo que o curso tem tido na comunicação social local, regional e nacional, através de evidências e fotografias, e a intenção da Profisousa em criar um directório/ página web para os entalhadores do curso e um catálogo promocional para distribuir junto de designers e arquitectos de interiores.

 

 

 

 

REUNIÃO FINAL NA TURQUIA

 

Entre os dias 6 e 8 de Junho, na cidade de Çesme, na região Oeste da Turquia, realizou-se a reunião de encerramento do Projecto Europeu A.R.T. – Ancient Renovation Techniques. Neste projecto estiveram envolvidas instituições de 5 países Europeus (Inglaterra, Itália, Grécia, Turquia, Portugal) e a Profisousa – Associação de Ensino Profissional do Vale do Sousa representou o nosso país. O objectivo principal da Parceria de Aprendizagem era manter e recuperar artes e ofícios antigos, que estão a desaparecer na maioria dos países Europeus, uma vez que a protecção dos mesmos está directamente ligada à valorização do património e cultura locais, muitas vezes ameaçados pelo desenvolvimento industrial desenfreado. A arte escolhida pela Profisousa foi a talha, tendo em conta o passado da nossa região, e, nesta reunião, foi apresentado o Curso de Talha em Madeira que ocorreu no Museu do Móvel. A instituição fez uma avaliação final deste projecto que se desenrolou durante 2 anos e evidenciou, através de registos fotográficos e vídeos, o valioso feedback que o curso teve na comunidade local, bem como a nível regional e nacional. Os resultados foram extremamente positivos e completamente inesperados para a Profisousa, que conseguiu promover a arte da talha e a Capital do Móvel, assim como foi capaz de envolver diferentes instituições na demanda de cursos empreendedores para as artes e desenvolver competências de gestão e cooperação nos formandos envolvidos. Agora, a intenção da instituição é continuar a promoção da arte da talha, estando, neste momento, a desenvolver um site, em Português e em Inglês, com evidências dos trabalhos desenvolvidos e contactos de entalhadores do concelho de Paços de Ferreira.

 

 

Objectivos gerais do projecto

  • Recuperar antigas profissões, típicas da nossa tradição e identidade, principalmente aquelas que tendem a ser esquecidas, dando-lhes dignidade uma vez que são muitas vezes vistas como sendo humildes e sem lucro;
  • Exaltar o carácter original das artes e ofícios antigos;
  • Consciencializar os jovens acerca da história do território onde vivem;
  • Consciencializar estrangeiros das características culturais e tradicionais do território onde vivem;
  • Providenciar um curso de formação específico em artes e ofícios, no entanto, relacioná-lo com o uso de novas tecnologias;
  • Tornar o sector das artes e ofícios uma actividade popular e atractiva;
  • Estimular a partilha intergeracional, através do uso e transferência de competências de artesãos mais velhos para as gerações mais novas;
  • Encorajar o desenvolvimento de nichos de mercado, direccionado a um público seleccionado, incluindo também o turista ocasional.

________________________________________________________________________________________________________________________________________

Veja aqui o Manual Final da Parceria de Aprendizagem A.R.T. - Ancient Renovation Techniques, que contém todas as actividades desenvolvidas durante os 2 anos do projecto, nomeadamente galeria de fotos dos cursos de formação implementados nos cinco países parceiros e uma reflexão final.

 

Clicar na imagem