Cursos de Formação Contínua

Este tipo de acção, igualmente no âmbito do Programa Sectorial Grundtvig, visa a melhoria das competências profissionais dos educadores de adultos, possibilitando o contacto com outros sistemas educativos europeus, nomeadamente ao nível das práticas de ensino, da tutoria e acompanhamento, da orientação e da gestão. O curso de formação escolhido por qualquer colaborador do CNO da Profisousa está directamente relacionado com a actividade profissional do mesmo, no que respeita à educação de adultos, quer esta seja de carácter formal, não formal ou informal. Os objectivos desta acção são:

  • Contribuir para a melhoria da qualidade da aprendizagem ao longo da vida, proporcionando às pessoas que trabalham na área da educação de adultos a possibilidade de frequentar cursos de formação noutro país participante no PALV;
  • Incentivar a melhoria das suas competências práticas de ensino, tutoria e acompanhamento, orientação e gestão;
  • A aquisição de um entendimento mais vasto da educação de adultos na Europa.

 


 

Autobiographical Methodologies in Adult Education.

 

Roma, 5-9 Setembro 2011

No âmbito do Programa Grundtvig, promovido pela AN PROALV, a colaboradora do Centro Novas Oportunidades da Profisousa, Cláudia Correia participou no passado mês de Setembro  num curso realizado em Roma (Itália), conferindo-lhe o título de Expert em Metodologias Autobiográficas na Educação de Adultos.

 

As metodologias autobiográficas são, desde há muitos anos, uma ferramenta de ensino importante na educação da população adulta, no sentido de evidenciar competências adquiridas por vias de educação informal, não-formal e informal.

Tem-se verificado um interesse crescente na Europa  no que concerne à "cultura da memória" como uma forma de educação de adultos e cidadania activa.

Este curso centrou-se no desenvolvimento de competências direccionado a profissionais da área de educação de adultos, proporcionando aos participantes know-how e conhecimentos práticos sobre como aplicar métodos autobiográficos em actividades de formação.


O principal objectivo do curso incidiu n a aprendizagem ao longo da vida, mobilizando quem trabalha na área da educação e formação de adultos através da aplicação das metodologias autobiográficas no trabalho da educação não-formal e informal.

Este curso visou capacitar os participantes para atender a três aspectos específicos dos métodos autobiográficos: 
1) a autobiografia como auto-desenvolvimento;
2) metodologias autobiográficas como suporte para processos de aprendizagem;
3) as metodologias autobiográficas como meio de cidadania activa.

Contou com a participação de profissionais vindos de Portugal, Polónia, Áustria e Bélgica, sendo a partilha desta riqueza de experiências um dos principais aspectos que contribuiu para orientar as actividades.


Cada um dos participantes, a partir da sua experiência, e pela partilha das experiências de outros países, reforçou conhecimentos e adquiriu uma nova perspectiva acerca da abordagem autobiográfica, necessariamente mais criativa e inovadora.