Profisousa

A Profisousa – Associação de Ensino Profissional do Vale do Sousa, é uma associação de direito privado sem fins lucrativos, criada a 30 de Agosto de 1999, que surgiu na sequência de um protocolo celebrado entre a Câmara Municipal de Paços de Ferreira e a Cooperativa Vértice, participando com um fundo social de 75% e 25%,respectivamente.

Posteriormente, com o intuito de agregar a este projecto forças dinamizadoras da região, em Março de 2001, foi endereçado convite à Associação Empresarial de Paços de Ferreira (AEPF) para participar neste projecto, formalizando-se em Junho do mesmo ano a sua entrada como membro associado efectivo.

Esta associação foi criada, essencialmente, com o objectivo de assumir uma intervenção responsável e distinta no contexto onde está inserida, contribuindo para a diminuição dos deficits de qualificações escolares e profissionais da população do Vale do Sousa.

A pretensão inicial de constituição de um projecto diversificado dirigido a diferentes tipos de públicos-alvo, implicou a necessidade de uma análise pelo que, no ano 2001, foi celebrado um contrato com a Associação Empresarial de Portugal (AEP) para a realização de um Estudo Estratégico, o qual objectivou a definição do papel da Profisousa no desenvolvimento das qualificações profissionais na região. Daqui resultou a apresentação de um Relatório Final, em Novembro do mesmo ano, denominado “Qualificar as Pessoas Qualificar o Vale do Sousa”, onde se encontra o diagnóstico e o plano de acção estratégico da Profisousa – Associação de Ensino Profissional do Vale do Sousa.