Processo Profissional

O RVCC Profissional é um processo que permite reconhecer, validar e certificar as competências que os adultos adquirem pela experiência de trabalho e de vida, através da atribuição de um Certificado de Formação Profissional.

É uma resposta para aqueles que adquiriram saberes e competências profissionais através da experiência de trabalho ou noutros contextos de vida, e pretendam obter uma certificação profissional na sua área e/ou (re)iniciar um percurso formativo adequado às suas necessidades de formação.

 

Fases do Processo de RVCC PRO

O RVCC Profissional decorre num Centro Novas Oportunidades e desenvolve-se ao longo de um conjunto de sessões, durante as quais os adultos são apoiados, por técnicos e formadores da área profissional em causa, na identificação e reconhecimento das respectivas competências e na recolha de evidências que as comprovem, bem como na respectiva demonstração.

Estes processos baseiam-se no referencial de RVCC Profissional de cada saída constante no Catálogo Nacional de Qualificações e segue as seguintes fases:

  •  Identificação e reconhecimento das competências profissionais que detêm;
  •  Identificação das competências profissionais em falta, com indicação da formação adicional que deve frequentar;
  •  Certificação das competências profissionais para obtenção de um Certificado de Qualificações e, caso hajam condições, de um Diploma.

Caso o Adulto não tenha a totalidade das competências, a equipa RVCC-PRO elabora um Plano Pessoal de Qualificações (PPQ) que permitirá orientar o acesso a respostas formativas para obtenção de conhecimentos e competências em falta. Estas respostas podem passar pela frequência de unidades/acções de formação de curta duração ou cursos EFA (Educação e Formação de Adultos).

Certificação

No final do processo de RVCC Profissional, o Adulto obtém a certificação das respectivas competências através de:

  • Um Certificado de Qualificações, documento que comprova e explicita as competências profissionais que detém;
  • Um Diploma que atesta a qualificação de nível II ou III, no caso de obter a qualificação profissional e escolar correspondente.

Áreas Profissionais

Desde Janeiro de 2010 que a Profisousa está habilitada para realizar Processos de RVC nas seguintes áreas profissionais: